top of page

Introdução à Pesquisa Clínica: Como Interpretar, Planejar e Redigir um Estudo Clínico




Uma das necessidades mais importantes de um jovem médico é cultivar a sua capacidade de reflexão. A minha experiência como professor e orientador me demonstrou claramente que a leitura e a pesquisa são os caminhos mais seguros para cultivar esta habilidade. De fato, a leitura crítica de artigos científicos em inglês publicados em revistas de alto impacto ensina a questionar e propor soluções. Todavia, somente a participação em projetos de pesquisa lapida esta capacidade.


Este livro procura seguir a sequência natural de como estudantes e jovens médicos devem se iniciar na Pesquisa Clínica. Primeiramente devemos escolher um orientador e um tema para desenvolver a pesquisa. Precisamos então ler vários artigos da área que circunscreve o tema escolhido e para tal, precisamos de conhecimentos de estatística para analisar seus resultados. A seguir, devemos escrever um projeto de pesquisa, coletar e analisar dados. Por fim, devemos escrever o artigo científico em inglês para difundir estes resultados pela comunidade científica mundial.


Estudantes e jovens médicos encontrarão aqui os conhecimentos básicos para conduzir um estudo clínico e publicá-lo no exterior. Este livro será útil também para o aluno que quiser compreender melhor um artigo clínico para, ao longo do tempo, enriquecer sua cultura médica e capacidade de reflexão.

댓글


bottom of page